quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Das coisas que acredito: É preciso cortar o caule!


Toda vez que fecho meus olhos para dormir- e não precisa ser necessariamente à noite nem em uma cama leve e aconchegante- várias memórias me passam à cabeça. Saudades da minha infância, que mesmo estando somente a uma década longe de mim, se afasta cada dia mais e de deixa à mercê do mundo adulto; saudade de sentir o friozinho toda primeira vez que íamos a uma festa, o show ou balada com as melhores amigas; saudades do cobertor de infância, que já não cobre nem os meus pés mas que mesmo assim fico sentindo o cheiro somente para lembrar das únicas coisas que até então tinham importância em minha vida; saudade do sentimento de estar se tornando gente, e descobrir com isso que a vida estava andando muito rápida.



Todo esse tempo passou, e enquanto tento fechar os olhos e fingir que ainda durmo, há um filme em preto e branco que se passa por ele. Não sou míope nem daltônica, mas confesso que fico cega quando essa realidade me aparece. Há um filme rodando no mudo dentro de mim. Enquanto isso, o mundo lá fora gira e dá piruetas, e a plateia continua a assistir. Várias vezes já me perguntei qual é meu papel nele. Acho que sou uma mera telespectadora.. Da minha própria vida. Mas uma telespectadora fiel que não perde nenhum capítulo de minha novela, pois ela é a mais importante e verdadeira para mim. Idealista, às vezes, ranzinza- conseguimos isso sem ser velhos, olha que engraçado!- e sonhadora. Me diga, que graça teríamos se não sonhássemos?

Sonhos te permitem avançar em frente. E quando a estrada é longa e o caminho é muito optativo, você precisa começar a fazer alguns cortes. É como a plantinha: quando cresce está tudo bem, mas quando começa a amadurecer demais ou o inverno chega antes.. CLAP! Lá está você sendo cortado. Você pode até achar injusto e dolorido às vezes, e dizer que não tem oportunidades. Quero ver enxergar o quanto isso traz caule, flores e folhas novas. Fica reclamando da vida, e percebe injustiçada que as folhas dos outros estão crescendo, quando para as suas nem espaço você dá. É por isso que digo que precisamos tomar mais banhos de chuva: ela ajuda a purificar e abrir caminhos para novos botões surgirem e a vida não parar. O que está esperando para fazer a sua?

Sonhar é bom e possível- mesmo de olhos fechados-, mas não há nada melhor do que tocar sua vida sem receio e deixar a flor dela tocar e florescer. Porque no fundo, a única coisa que importa de verdade é o quanto acreditamos em nós mesmos e até onde fomos para esse sonho se realizar.

No que você acredita em sua vida? Acha que precisamos cortar-nos as vezes também?
Um beijo,
Vanessa Preuss 




Nenhum comentário: