segunda-feira, 24 de março de 2014

PELO DIREITO DE SER LIVRE, VIAJAR E COMER MUITOS FONDUES


Todos nós somos e temos direito de ser livres. E embora essa liberdade nos castigue caso a infringirmos, somos cidadões com total acesso à ela: escolhemos nossas roupas, sapatos, carros- neste caso, só um, né?-, destinos de viagens, nossos gostos, cores e amores, a calda de sorvete preferida e a cor da canetinha que achamos mais bonita. Ou seja, somos livres de todo pudor para fazer o  que a gente bem entende para gerar nossa própria felicidade.



E sem essa de me dizer que dinheiro traz a felicidade. Dinheiro traz conforto, suporte, comida, cama quentinha e outras cositas más que adoramos-assumo. Mas, bem no fundo, onde a calda de chocolate é melhor e espessa, ela não se encontra. Porque a felicidade se encontra num estado de alma, num êxtase do espírito onde o dinheiro jamais chega. Onde muitos ricos com camas quentinhas e fondues de chocolates maravilhosos- principalmente os que são ricos pelo intermédio de outros- jamais acharam.

Onde tristeza não tem lugar para sentar, tampouco preguiça e comodidade. Ser livre e feliz é uma caminhada- e implica em não ficar parada. Até porque você vai ter correr muito atrás das calorias conquistadas com tanto chocolate- nosso segredinho da felicidade instantânea- se quiser manter o corpinho. Ser feliz é, de fato, quebrar alguns paradigmas que muitos julgam inconsequentes perante a sociedade. É necessário ter a cabeça no lugar e muita certeza do que se quer. É preciso pulso firme, mas nada que te impeça de dar espaço para algumas loucurinhas necessárias de vez em quando. Sabe o largar tudo para o alto para ser feliz? É disso que precisamos.


E isso não quer dizer que você deva chegar hoje até a mesa de seu superior e atirar todos os relatórios sobre ela como os atores famossérimos fazem nos filmes-uma pausa para a invejinha boa!-, e pedir sua conta. Claro que não! A não ser que você tenha um bom (pai)trocínio para te ajudar, você ainda terá suas contas para pagar, não é mesmo?

Antes de tudo, e como em tudo na vida, é preciso planejamento. E saber realmente investir naquilo que você ama de verdade é peça fundamental. Você ama desenhar sapatos? Vá atrás de um cursinho aos finais de semana. Sonha aprender inglês para um dia fazer intercâmbio? Tá assim de escolas de idiomas dando sopa para você, ó. Seu sonho não é impossível, e acredite: chega um dia que realizá-lo se torna imprescindível caso você deseja sobreviver nesse mundo louco que é o atual sem pirar.
É claro que você terá que ter aquela garantia salarial se quiser pelo menos viver com dignidade caso desejar abandonar o emprego- viva a jornada de trabalho duplo e os freelancers aos finais de semana!- mas sonhar e ir começando aos pouquinhos vai te fazer muito feliz, pode apostar.

Que tal sair pelo mundo em um mochilão? Aposto que é o sonho da maioria das pessoas, ou pelo menos já foi. E ao contrário do que você pensa, não é impossível. É claro que requer disciplina, comprometimento com o dinheirinho a ser investido para tal e muita programação antecipada. Mas o que é esperar alguns meses- ou anos- quando estamos apenas no começo da vida?

Ser feliz- e livre- é isso: Arriscar nossos sonhos sem medo do que pode estar por vir. Até porque eu me preveniria muito bem com algumas barras de chocolate na viagem. ;) Pense nisso!


Um beijão,

Vanessa Preuss

Nenhum comentário: