quarta-feira, 27 de agosto de 2014

A GAROTA DE GREENWICH- CONHEÇA MAIS SOBRE MEU LIVRO

Oooiii!! Tudo bem com vocês?

Primeiro: Alguém com uma receita para diminuir ansiedade? Nervoso? Coração a um milhão? Noites mal dormidas olhadas para o teto com um sorriso bobo no rosto? Alguém, alguém?  rs

Meu babyyyy!!!

Muitas das pessoas que me acompanham por aqui devem estar surpresos com minha última novidade. Sim, escrevi um livro. Quem me conhece sabe que eu sempre escrevi textos, crônicas, poemas, fui repórter num jornal, colunista em três, estudei Jornalismo.. ufa. Exatamente todo esse mundo que envolve letras, inspiração e documentos do word abertos. (E que amo!).

O santo para escrever baixou em mim já na infância, desde que eu escrevi a primeira letra, o primeiro poema, ou a cartinha de amor que acabou sendo remetida para o namorado da minha amiga.. Acreditem, é verdade.
Sempre fui sonhadora!!

Eu era apaixonada por escrever, mesmo que fosse para flertar com o coração de quem nunca me enfeitiçou em vida, e nem o fará em morte. Enfimm.. Certo dia criei vergonha na cara e decidi levar a coisa realmente a sério. Mesmo sem saber se uma editora iria publicar? Mesmo. Mesmo sem saber o que as pessoas vão achar? Mesmo. Sabe o que eu acho? A vida é feita de riscos e são eles que dão graça aos nossos dias.

Mas, vamos ao que interessa:

 
COMO TUDO COMEÇOU?

Tudo começou em dezembro do ano passado, 2013, num dia de calor fumegante em que eu estava no final de semana olhando para minha história que eu já escrevia e estava decidida a por um fim, quando eu disse: “Na próxima, vou fazer uma personagem realmente influente. Relevante, dona da própria cabeça e que tem um destino incrível”. Continuei escrevendo a história da época, até que percebi que eu estava apenas enrolando o inevitável: eu realmente precisava de um história nova. Bem na época, li Cinquenta Tons de Cinza, o que acho que me influenciou um pouco. Não: a história não é de sexo explícito, nem carrões, nem se passa em Seattle. Mas a história tem sim uma menina ingênua, que atiça a curiosidade de um galã, que corre atrás dela, mas de uma maneira, digamos.. Diferente. O que mais? Continue lendo.

COMO A PRIMEIRA LINHA COMEÇOU?

Na época, eu já tinha um blog, só que pouco atualizado. Decidi então escrever uma postagem. Feminina, sobre sonhos, decisões, mudanças na vida. Ele não virou postagem nem crônica. Virou um livro, e não parei de escrever até que quatro meses depois, eu estivesse pronta.

SOBRE O QUE O LIVRO FALA?

Lembro-me do maior medo que eu tinha quando terminei meu livro. Como vou publicar? Como chamar a atenção da editora? Acho que esse é um desafio para todo escritor que vai lançar o primeiro livro. Então, antes de dizer que eles precisam a todo custo publicar sua obra e que ela será o próximo best seller(acredite, esse é um péssimo argumento porque você nunca poderá prever isso), você terá que arriscar. Comece com uma história que chame a atenção, que prenda seu público. Tá, e como fazer isso? Resposta: Eu não sei.. rs A única forma de você conseguir escrever bem é treinando, treinando, treinando. Todo dia. Sem parar. A prática pode não levar à perfeição, mas chega perto dela. Leia muito e permaneça nesse esquema até o fim dos seus dias. Comigo foi assim. Escrevi simplesmente muito (muito mesmo! ) antes de pensar em publicar. Meu livro conta a história de Roberta Cartner, uma garota que vê seu mundo virar de cabeça para baixo depois de conhecer Jacques Sulavan. Ela decide fugir de carro e reencontra sua mãe depois de sofrer um acidente, e que lhe dá dicas preciosas para ela reencontrar seu caminho. Depois disso, ela segue para Londres, onde sua avó mora, e é lá que a magia e o encantamento apenas começam a acontecer.

 



COMO FOI CONSEGUIR UMA EDITORA?

Quando eu terminei de escrever meu livro, eu não tinha ideia alguma de como conseguir uma editora. Comecei a procurar e fazer listas delas e se o gênero literário batia com o que eu tinha escrito, e me joguei. Você percebe de cara a diferença entre elas: algumas só aceitam via email, outras impressas, outras somente com registro na Biblioteca Nacional. Para quem não sabe, o registro é muito importante para comprovar e manter a autoria do seu livro, sem que ninguém possa roubá-lo. Isso é difícil de acontecer, mas nunca se sabe, né?

Voltando, como meu livro tem quase trezentas páginas, mandei primeiro para aquelas que aceitavam via email, pedindo delicadamente se aceitava a mesma anexada ao corpo da mesma página. Educação e bom senso é tudo, ainda mais com editoras que não te conhecem e recebem milhares de originais todo o dia! Então, pacientemente como escrevi, esperei. Mandei para umas quatro editoras por email e imprimi uma via caso precisasse começar a mandar para editoras via correio. Usei toda minha cota de folhas da universidade e ainda faltou.. rs Mas no fim, depois de esperar, esperar, esperar (até que não foi tanto assim, um mês e pouco), tudo aconteceu. Recebi duas propostas positivas, analisei a melhor e corri para o abraço!

O QUE SIGNIFICA “GREENWICH”?

Green significa verde, e wich não tem tradução literal.  Mas nesse caso, Greenwich é um bairro de Londres, onde a personagem passa parte da história e amadurece. É lá que fica o Meridiano de Greenwich, que divide o mundo em ocidente e oriente, definindo sua langitude. Uma cidade linda para quem for um dia à Londres. Se forem, visitem!!
Esse é o Parque da cidade, que também aparece no livro! Lindo ou muito lindo?
 
QUAL É A SENSAÇÃO?

Depois que a editora me deu o aval positivo e fechamos, não sei dizer qual foi a sensação que tomou conta de mim. Eu achava que  não poderia ser maior e mais contagiante, e só tinha vontade de sair dando pulinhos por aí. Para mim, ele sairia mais para o final do ano. Francamente, eu esperava só para dezembro. Já preparava minhas bandeirinhas de Natal e mais outras de A Garota de Greenwich para abanar pra lá e pra cá, minha dedicatória, minhas lágrimas, mas tudo veio bem antes! Infartei semana passada quando eles me contaram que meu livro tinha saído, na pré-venda! Acho que a emoção maior foi porque eu jamais esparava para agora, agosto, e pelo tamanho carinho e congratulações que venho recebendo. É boom demais!!!

QUANDO OS LIVROS VEEM?

Como o livro está em pré-venda, demora um pouquinho para vir. É nesse tempo que eles definem a primeira tiragem da edição inicial, diagramam e me mandam o livro para aprovação final. Dias mais que especiais, sabe? Por isso, estou me debruçando sobre outros projetos até eles chegarem, fazendo contatos, e preparando um noite siper especial, lá pelo final de setembro ou início de outubro. Um espera que vale a pena (e dispara meu pobre heart!)


 
COMO ADQUIRÍ-LOS?

Por aqui no site da editora, via PagSeguro, ou diretamente comigo. Depois da pré-venda, ele também estará disponíveis em livrarias de todo o Brasil. Viva!

 VOCÊ VAI FAZER UMA NOITE DE AUTÓGRAFOS?
Siiiimmmm!

Faço até dia, se for preciso.. rs Claro que sim! Acho que um dia tão especial assim para um escritor deve ser comemorado, de uma forma ou de outra. Para minha noite de lançamento, optei por convidar meus amigos mais próximos, vizinhos, colegas de trabalho e familiares, essas pessoinhas especiais que sempre estão aí para o que der e vier! Ah, e colegas de faculdade que conseguirem vir da grande metrópole e a mídia, se o evento lhes parecer de interesse cultural. .;) hehe

 O QUE TE INSPIROU?
Tudo! Eu olhava para o lado e tinha um insight atrás do outro! Também pudera, não pensei em nada além do meu livro nesses meses. Escrever um livro é muito boomm!  :)

Alguém tem mais uma dúvida, curiosidade, ou quer falar comigo? Comentem aqui e me procurem no facebook! Estarei com um sorriso de orelha a orelha para respondê-los!

Um beijo grande e com cheiro de livro,


Vanessa Preuss


Nenhum comentário: